R. Padre Manoel Guinaut, 36 - Centro, Valinhos - SP, 13270-030

Botox

Na Odontologia Campagnone você tem a melhor opção para aplicação de Botox em Valinhos. Conheça um pouco melhor o procedimento ou agende sua consulta ao lado agora mesmo.

O que é Botox?

O Botox é o nome comercial da toxina botulínica. O Botox usado na pele é uma pequena forma purificada desse produto químico, extraída da bactéria (Clostridium botulinum). Ele funciona congelando ou paralisando temporariamente certos músculos do seu rosto.
Desde 1992 o botox tem a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser utilizado no Brasil. Esse é o nome comercial de uma das marcas dessa substância e a forma como ficou popularmente conhecida a toxina botulínica ou proteína botulínica.
Trata-se da secreção produzida por uma bactéria encontrada no meio natural, sendo ela a Clostridium botulinum, organismo que provoca a doença botulismo.
No entanto, a sua toxina industrializada não é perigosa. Isso porque, além de ela ser purificada, as doses empregadas não são suficientes para causar o problema. Ou seja: a aplicação é segura e não causa efeitos colaterais para o organismo.
Essa substância é classificada como uma neurotoxina, pois age no sistema nervoso, sendo capaz de provocar paralisias e contraturas na musculação. Por isso, se aplicada na dosagem ideal, atua de forma positiva para o tratamento de diversos problemas.

Quais são os nomes mais conhecidos?

Existem diversos nomes comerciais, o botox é o nome mais conhecido da toxina botulínica. A toxina botulínica tem subtipos como A, B, C, a utilizada em medicina é a tipo A.
Outros nomes comercias: Dysport, Xeomin, Botulifit, embora seja a mesma toxina A. As toxinas botulínicas industrializadas têm pequenas diferenças entre si e recebem subnomes como: OnabotulinumtoxinA (Botox®), AbobotulinumtoxinA (Dysport®), RimabotulinumtoxinB (Myobloc® – não está disponível no Brasil), IncobotulinumtoxinA (Xeomin®). Toxinas botulínicas de diferentes empresas têm características próprias, dosagens e eficácia diferentes.
Quais são os profissionais que podem fazer a aplicação do botox?
Dentistas,Dermatologistas,cirurgiões plásticos,biométicos entre outros, são os profissionais mais preparados para aplicar o tratamento estético com botox.
“Cheque a formação e certificação de seu médico antes de se submeter a procedimentos”

Porque devo aplicar o Botox?

As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo,álcool, entre outros. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão.
Por exemplo: muitas pessoas tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos – resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista.

Podemos aplicar o botox por alguns motivos, por exemplo:

  • De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o botox.
  • De forma reparativa: como o botox tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.
  • De forma medicamentosa: para bruxismo,dores em diversos locais, sudorese entre outros.

 

Quais são as principais áreas de aplicação do botox?

Ao redor dos olhos:

As rugas existentes nesta região – os chamados de pés-de-galinha – são ocasionadas pelo movimento repetitivo do músculo orbicular que é o responsável pelo fechamento dos olhos. O botox consegue proporcionar um adequado relaxamento da musculatura neste local, evitando sua excessiva contração, deixando a pele mais lisinha.

Região entre as sobrancelhas (glabela):

A maioria das pessoas quando ficam concentradas, bravas ou aborrecidas fazem o ato involuntário, de aproximar as sobrancelhas. A consequência, além da expressão pouco amistosa, são os vincos que se formam entre os supercílios. Trata-se de uma das boas indicações da aplicação da toxina botulínica, com resultados surpreendentes.

Arquear as sobrancelhas:

Com o passar dos anos, as sobrancelhas tendem a descer, pela ação da gravidade associada à flacidez de pele. Um efeito muito bonito da aplicação do Botox no público feminino é a possibilidade da elevação da cauda da sobrancelha.

Linhas de expressão na testa:

São os vincos horizontais que podem surgir em pessoas de qualquer idade. A correta distribuição da aplicação permite a atenuação ou mesmo o apagamento destas rugas, sem prejuízo da dinâmica da face.

Sorriso gengival:

Muitas pessoas reclamam que quando sorriem, aparece demais a região da gengiva,ou seja mostram disproprocionalmente a gengiva superior com aparência de um sorriso alto, atrapalhando assim até na auto confiança, existem dois pontos próximos as laterais do nariz em que aplicamos a toxina relaxando esse musculo fazendo então com que o lábio tenda a descer quando a pessoa sorri, então dominuindo o aspecto do sorriso gengival, Existem outras areas que podem ser aplicadas? Quais são?

• Rugas no queixo;
• Vincos verticais do pescoço;
• Linhas que se formam no colo;
• Hiperidrose axilar – suor excessivo nas axilas;
• Hiperidrose palmar e plantar – sudorese nos pés e mãos;
• Entre outras

 

Quais são as doses utilizadas para a aplicação?

Seguindo protocolos rigorosos de tratamento, em uma primeira aplicação, os serviços de bloqueio neuromuscular devem sempre se pautar pelo uso da “mínima dose efetiva” de toxina botulínica. Entretanto, o cálculo da dose a ser aplicada depende, necessariamente, da indicação e do tratamento a ser realizado.

 

Como e feita a aplicao de botox?

A toxina botulínica vem em frascos como por exemplo em pó sendo necessário diluição com soro fisiológico na quantidade correta dependendo também da quantidade do produto que vem dentro do frasco que o profissional vai selecionar. Ela é injetada na área a ser tratada com distância de 1.5cm de um ponto para o outro, utiliza-se a aplicação rápida e quase sem anestesia tópica. A aplicação é praticamente indolor, porém o local deve ser detalhadamente estudado pelo especialista, para que o resultado seja o mais natural possível, cada região tem sua quantidade especifica de produto a ser aplicada, podendo variar também de cada paciente, mas sempre respeitando o limite de produto na região selecionada.

 

Em quanto tempo começo a perceber os resultados depois que fiz o procedimento?

O resultado da aplicação do botox em estética começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais pronunciados por até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses.
Preciso retornar a clinica após o procedimento?
Após esperar 2 semanas, o retorno a clinica é considerado importante pois o profissional pode avaliar se há necessidade de fazer um retoque na aplicação para corrigir pequenas assimetrias, ou para corrigir aquelas ruguinhas que persistiram na primeira aplicação.

O botox tira todos tipo de ruga existente no rosto?

Vale lembrar que o botox não atua nas rugas permanetnes, ou seja nas rugas estáticas,que são os vincos que estão presentes no rosto o tempo todo,independentemente da expressão facial.
Para esse tipo de ruga, o botox não e o melhor procedimento a se escolher, embora ele ajude a que as rugas dinâmicas(aquelas que temos quando fazemos alguma expressão) se transformem em rugas estaticas, o melhor procedimento para essas rugas ,esses vincos fixos, são o preenchimento facial.
No caso do bigode chinês,por exemplo, que é aquele vinco que começa do lado externo do nariz ate o canto da boca,esses sulcos não dependem da contração muscular e sim de movimentos repetitivos , nesse caso o acido hialuronico(preenchedor) e o mais indicado.
Podemos dizer que o botox atua naquelas ruguinhas em que aparecem quando vc faz algum tipo de movimento como contrair a testa, sorrir e aparecer ruguinhas ao lado do olho, no meio da sobrancelhas entre outros pontos, estas são chamadas de dinâmicas.

 

Preciso ficar afastado do trabalho após o procedimento?

 

Por ser um tratamento estético não invasivo como cirurgias,ele não exige que vc fique afastado do trabalho ou impossibilitado de fazer alguma atividade por um período longo, no pós procedimento recomendamos que o paciente evite fazer exercícios físicos, abaixe que a cabeça, deite, ou faça massagem no local por somente 4 horas após o procedimento.
Existe algum tipo de sequela após a aplicação?
Ainda que seja um procedimento seguro, é um procedimento onde trabalhamos com agulhas, ou seja podendo então acontecer um leve inchaço no local, vermelhidões, pequenos hematomas, manchas arroxeadas caso aconteca de pegar algum vasinho, pois não estamos 100% livres de que isso aconteça, as vezes é inevitável devido a algumas regiões serem bastante sensíveis.
Felizmente esses efeitos ruins duram poucos dias, permanecendo apenas o efeito rejuvenecedor do procedimento, no entanto se caso acontecer com você não se preocupe, isso vai passar rapidamente.

O botox retira a expressão, é verdade?

Não!! A aplicação correta da medicação em doses adequadas melhora a aparência da pele, atenuando as marcas e conferindo um “ar” de jovialidade ao rosto. Mas, se aplicado em doses excessivas, a pele pode sim ficar esticada e sem expressão.

 

Existe contra indicação para fazer a aplicação?

O botox, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.

Preciso esperar para fazer uma nova aplicação?

Por ser um medicamento biológico, deve ser seguido um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação, considerando a mesma região tratada. Caso esse prazo não seja respeitado, pode se desenvolver uma resistência ao produto e o botox perde seu efeito. Deve ser evitada a aplicação antes de 2 meses para evitar resistência. Independente disso, o tempo é variável de 6 meses a 1 ano para reaplicação.

Qual o custo do procedimento?

O custo do procedimento normalmente varia entre 1000 a 1500 reais de acordo com a necessidade, quantidade e áreas a serem aplicadas no paciente, mas para se ter uma noção correta de valor, é necessário uma avaliação clinica presencial para que se possa definir estas áreas e quantidade correta do produto.

 

Entre em contato e agende agora sua consulta.

 

Dentista em Valinhos a 40 anos | Odontologia Campagnone - Nós somos dedicados a dar a cada um de nossos pacientes o sorriso saudável que merecem!

Top
Open chat
Bem vindo! Como posso te ajudar?
Sabia que podemos agendar uma consulta rapidinho por aqui, grátis!
Para quando quer marcar?
Powered by